Cultura:
Os franceses gastam em média 1.75 euros por ano com atividades culturais. As atividades culturais preferidas são: Cinema(50%), visitar museus ou monumentos(35%), ver exposições(25%), assistir a espetáculos amadores(20%), teatro(16%), circo(13%), parques temáticos como o Eurodisney(11%), ver shows de rock, de jazz ou de música clássica(9%), e ópera(3%).
Literatura:
A França é o país com o maior número de Prémios Nobel de Literatura. Tanto os cidadãos franceses, como os francógrafos de outros países, compõem o que se denomina como literatura francesa, que há marcado a literatura de importantes autores, países e línguas.
Religião:
A República Francesa oficialmente é um estado laico. Em sua população estão representadas as principais denominações religiosas: católica 51%, ateus 31%, muçulmana 6%, protestante 2%, judia 1,5%, budista 1%, ortodoxa 0,5%, outras 7%.
Arquitetura
No que se refere a arquitetura, os celtas deixaram seus rastros na construção de grandes monolitos ou megalitos, e a presença grega desde o século VI a. C. O estilo Francês tem exemplos dos templos romanos edificados entre 138-161 a. C., ou no Pont du Gard construído entre os anos 40 e 60 d. C., em Nimes e declarado patrimônio universal em 1985. A arte barroca e o rococó têm obras extraordinarias na França. Tal é o caso do Palacio do Louvre e o Panteon de París entre tantos outros.
O modernismo ou arte moderna na arquitetura engloba todo o século XIX e a metade do XX, e Gustave Eiffel revolucionou a teoria e prática arquitetônica de seu tempo na construção de gigantescas pontes e no emprego de materiais como o aço. Sua obra mais famosa é a chamada Torre Eiffel. Outro grande ícone da arquitectura universal é Le Corbusier, um inovador e funcionalista celebrado especialmente por seus aportes urbanísticos nas edificações de vivendas e conjuntos habitacionais.
Musica:
Na música francesa desde antes do ano 1000 se destaca o canto gregoriano empregado nas liturgias. Na França se criou a polifonia. Na denominada Ars Antiqua, se atribui a Carlos Magno o Scholae Cantorum. Os Juramentos de Estrasburgo, é a obra lírica francesa mais importante da Idade Média, período no que se desenvolvem as Canções de Gesto como a Canção de Roland. A França foi o berço dos trovadores no século XII, assim como do Ars Nova dos séculos posteriores. Durante o Romantismo París se converte no centro musical do mundo e na atualidade, a França mantém um lugar privilegiado na criação musical graças a novas gerações de compositores. Dentro dos exponentes da música popular francesa, se encontram figuras como Edith Piaf, Dalida, Charles Aznavour e Gilbert Becaud.
Língua: